Você tem aquela sensação de inchaço após a refeição?

Você tem aquela sensação de inchaço após a refeição?
Você tem aquela sensação de inchaço após a refeição?

Com toda certeza deve ter acontecido a seguinte situação: após um almoço, ou jantar, bem reforçado você sentiu aquele peso na barriga, ou que o alimento pesou mais rápido do que o normal.

E parece ainda que aquela refeição fica muito tempo digerindo e você fica se sentindo mais pesado por mais tempo do que deveria. Bem, sem dúvida você já deve ter falado para alguém algo como “estou me sentindo meio empachado”.

Pois então, é sobre isso que esse post vai tratar. Você vai saber mais sobre de onde vem essa sensação de empachamento, e como é possível tratar essa condição! Basta seguir lendo para saber mais!

Afinal de contas, o que é esse empachamento?

Trazendo esclarecimento sobre essa tão conhecida sensação, o empachamento nada mais é que uma série de sintomas relacionadas a má digestão, ou em outras palavras, indigestão.

Dor no estômago, ou a sensação de estômago cheio são os sintomas mais recorrentes de um problema que clinicamente chamamos de dispepsia. Como já citado, é um grupo de sintomas que se manifestam nas regiões do estômago e do abdômen.

Outros sintomas principais da dispepsia são:

  • Sensação de estômago cheio;
  • Enjoos;
  • Eructações (arrotos);
  • Vômitos;
  • Sonolência depois das refeições;
  • Dores abdominais.

Principais causas de crises dispepsia

Sintomas dispépticos podem sim estar relacionados a doenças digestivas, como úlceras, refluxo gastroesofágico, parasitoses intestinais, pedra na vesícula, uso de medicamentos anti-inflamatórios, e até ser sinais de câncer do trato digestivo.

Porém, não precisa criar cenários catastróficos na sua mente com essas informações. Quando o paciente com esses sintomas é submetido a exames endoscópicos e ultrassonografias, na maioria dos casos não apresenta nenhuma alteração grave que justifique esses sintomas.

Dessa maneira, são considerados portadores dispepsia funcional. Trocando por miúdos, a principal causa dos desconfortos após as refeições são justamente alguns maus hábitos da própria pessoa. Entre as origens da dispepsia podemos citar:

  • Comer depressa sem mastigar direito antes de engolir o alimento;
  • Beber líquidos em excesso durante as refeições;
  • Abuso de alimentos gordurosos e de frituras.

Tratamentos

Você tem aquela sensação de inchaço após a refeição?

Ao ser diagnosticado com dispepsia funcional, o tratamento mais adequado é realmente uma reformulação de alguns hábitos diários, assim como a prescrição de medicamentos, como por exemplo os antiácidos.

Entre as mudanças de rotina mais solicitadas estão a adoção de uma dieta mais balanceada, contendo alimentos mais saudáveis, praticar atividades físicas com frequência, além de evitar fumar ou beber álcool em excesso.

Em caso de os sintomas desaparecerem através de um tratamento mais simples, a indigestão não oferece riscos mais graves. Caso contrário, se os sintomas perdurarem por mais tempo, procure ajuda especializada o quanto antes.

E você? Já passou por uns maus bocados com aquele peso no estômago? Conte para a gente como que foi solucionado esse problema para você!

Você tem aquela sensação de inchaço após a refeição?

Promova a saúde que você tanto sonha em seu aparelho digestivo com ao poder da Gastroenterologia. Estamos pertinho de você, aqui em Maringa PR.

Pré agende sua consulta preenchendo o formulário abaixo.

O que faz o médico gastroenterologista

O gastroenterologista é o médico habilitado para fazer diagnósticos e tratar doenças que atingem o aparelho digestivo. Após 6 anos na faculdade de medicina, o profissional deve participar de um programa de residência específica, com duração mínima de dois anos para se tornar um especialista na área.

O médico também deve fazer uma prova para receber o título, a qual é formulada pela Associação da especialidade médica. Apenas o profissional com título de especialista reconhecido pelo MEC pode se denominar “gastroenterologista”. Esse especialista pode atuar na área de clínica médicarealização de exames, como endoscopia e colonoscopia, e na cirurgia gastroenterológica.

Ademais, o gastroenterologista também pode ser o responsável por áreas que ainda não são consideradas especialidades médicas no Brasil, mas que são diretamente relacionadas com a gastroenterologia e precisam de um médico com formação acadêmica adicional.

Esse é o caso da endoscopia digestiva, hepatologia, nutrição parenteral e enteral. 

Dra Carolina Cortezzi

A Dra. Carolina Cortezzi nasceu no dia 24 de agosto de 1974, aqui, na cidade de Curitiba.

Em 1995 se formou em medicina pela PUC-PR, e mais tarde realizou suas especializações na universidade da USP, em Ribeirão Preto, e também no exterior.

Dessas experiências ela se especializou nas áreas de gastroenterologia e endoscopia.

Dra. Carolina está sempre com o foco na cura eficiente de seus pacientes, visando sempre os métodos mais avançados e que garantem maior segurança e qualidade de vida a eles, unido a um tratamento humanizado se preocupando sempre com o conforto de quem chega ao seu consultório.

Deixe um comentário