![](http://srv20.teste.website/~carolgastro/wp-content/uploads/2021/08/psd_dra_carolina_cortezzi_metodos_diagn_sticosem_gastrenterologia_post_blog_11.jpg)
Você geralmente sofre de dores abdominais, inchaço, cólicas e períodos alternados de constipação e diarreia? Se sua resposta foi sim, é provável que você tenha fortes indícios de sofrer com a síndrome do cólon irritável!
A boa notícia é que há tratamento e ele tem tudo a ver com o que você coloca na mesa durante suas refeições. Falo aqui da dieta Low FODMAP.
FODMAP é a abreviação de carboidratos altamente fermentativos: oligossacarídeos, dissacarídeos, monossacarídeos.
Esses carboidratos são considerados de alta fermentação e são responsáveis pela maior parte dos sintomas da síndrome de cólon irritável.
Sendo assim, a dieta Low FODMAPS visa a substituição de alimentos que apresentem alto teor dessas substâncias. Alguns alimentos recomendados para essa dieta são:
1️⃣Vegetais: Alface, abobrinha, berinjela, espinafre, cenoura, pepino, ervas aromáticas;
2️⃣Frutas: Tomate, banana, laranja, tangerina, uva, melão, kiwi, morango, framboesa, maracujá, abacaxi;
3️⃣Leite e derivados: Leite de vaca, iogurte e queijo, todos sem lactose, queijos duros e leite de amêndoas;
4️⃣Proteínas: Carne, peixe, frango, tofu;
5️⃣Pães e cereais: Massas sem glúten, aveia, arroz, quinoa;
6️⃣Industrializados: Biscoito sem glúten, bolacha de arroz;
7️⃣Oleoginosas: Amêndoas e sementes de abóbora;
?Já conhece e aplica a dieta Low FODMAPS na sua rotina? Então deixe um SIM nos comentários!
![](http://srv20.teste.website/~carolgastro/wp-content/uploads/2021/05/prancheta_7_blog_2-851x269.png)
Promova a saúde que você tanto sonha em seu aparelho digestivo com ao poder da Gastroenterologia. Estamos pertinho de você, aqui em Maringa PR.
Pré agende sua consulta preenchendo o formulário abaixo.
O que faz o médico gastroenterologista
O gastroenterologista é o médico habilitado para fazer diagnósticos e tratar doenças que atingem o aparelho digestivo. Após 6 anos na faculdade de medicina, o profissional deve participar de um programa de residência específica, com duração mínima de dois anos para se tornar um especialista na área.
O médico também deve fazer uma prova para receber o título, a qual é formulada pela Associação da especialidade médica. Apenas o profissional com título de especialista reconhecido pelo MEC pode se denominar “gastroenterologista”. Esse especialista pode atuar na área de clínica médica, realização de exames, como endoscopia e colonoscopia, e na cirurgia gastroenterológica.
Ademais, o gastroenterologista também pode ser o responsável por áreas que ainda não são consideradas especialidades médicas no Brasil, mas que são diretamente relacionadas com a gastroenterologia e precisam de um médico com formação acadêmica adicional.
Esse é o caso da endoscopia digestiva, hepatologia, nutrição parenteral e enteral.
Dra Carolina Cortezzi
A Dra. Carolina Cortezzi nasceu no dia 24 de agosto de 1974, aqui, na cidade de Curitiba.
Em 1995 se formou em medicina pela PUC-PR, e mais tarde realizou suas especializações na universidade da USP, em Ribeirão Preto, e também no exterior.
Dessas experiências ela se especializou nas áreas de gastroenterologia e endoscopia.
Dra. Carolina está sempre com o foco na cura eficiente de seus pacientes, visando sempre os métodos mais avançados e que garantem maior segurança e qualidade de vida a eles, unido a um tratamento humanizado se preocupando sempre com o conforto de quem chega ao seu consultório.