Cirrose Hepática

Cirrose Hepática
Cirrose Hepática

A Cirrose Hepática é uma doença grave e progressiva que acomete o fígado. Apresenta-se como uma distorção do órgão devido à fibrose cicatricial, causada por lesões hepáticas contínuas, impedindo a plena regeneração do órgão, culminando na cirrose.

Funções hepáticas fundamentais ao organismo são comprometidas, tais como: decompor e eliminar medicamentos e toxinas; produção da bile, proteínas da coagulação sanguínea e albumina.

Suas principais causas são as Hepatites Virais, (Hepatite B e Hepatite C), consumo excessivo e crônico de álcool e Doença Gordurosa do Fígado Não Alcoólica. Há ainda causas menos frequentes, como inflamação dos ductos biliares, Hemocromatose Primária, deficiência de alfa-1-antitripsina, entre outros.

Muitas pessoas não têm sintomas aparentes por muitos anos. Com o avanço da perda da função hepática, os pacientes podem apresentar:

  • Cansaço;
  • Perda de apetite;
  • Icterícia (pele amarelada e branco dos olhos amarelados);
  • Urina escura cor de coca-cola;
  • Fezes claras e amolecidas;
  • Pequenos vasos e pequenos hematomas na pele;
  • Em homens, pode ocorrer ginecomastia;
  • Em casos mais avançados, pode ocorrer ascite, varizes esofagianas e até câncer hepático.
Cirrose Hepática

O diagnóstico é feito por médico especialista, analisando a história clínica do paciente, junto a exames físicos e laboratoriais. Caso o diagnóstico ainda for duvidoso, pode ser realizada biópsia do fígado para confirmação diagnóstica e estadiamento da doença.

Não existe um tratamento que cure a cirrose, mas é possível se livrar da doença através de um transplante de fígado.

Caso você perceba alguns dos sintomas da cirrose hepática, como pele amarelada, branco dos olhos amarelados, urina escura ou outros sintomas, entre em contato comigo via direct para realizarmos um diagnóstico seguro!

Cirrose Hepática

Promova a saúde que você tanto sonha em seu aparelho digestivo com ao poder da Gastroenterologia. Estamos pertinho de você, aqui em Maringa PR.

Pré agende sua consulta preenchendo o formulário abaixo.

O que faz o médico gastroenterologista

O gastroenterologista é o médico habilitado para fazer diagnósticos e tratar doenças que atingem o aparelho digestivo. Após 6 anos na faculdade de medicina, o profissional deve participar de um programa de residência específica, com duração mínima de dois anos para se tornar um especialista na área.

O médico também deve fazer uma prova para receber o título, a qual é formulada pela Associação da especialidade médica. Apenas o profissional com título de especialista reconhecido pelo MEC pode se denominar “gastroenterologista”. Esse especialista pode atuar na área de clínica médicarealização de exames, como endoscopia e colonoscopia, e na cirurgia gastroenterológica.

Ademais, o gastroenterologista também pode ser o responsável por áreas que ainda não são consideradas especialidades médicas no Brasil, mas que são diretamente relacionadas com a gastroenterologia e precisam de um médico com formação acadêmica adicional.

Esse é o caso da endoscopia digestiva, hepatologia, nutrição parenteral e enteral. 

Dra Carolina Cortezzi

A Dra. Carolina Cortezzi nasceu no dia 24 de agosto de 1974, aqui, na cidade de Curitiba.

Em 1995 se formou em medicina pela PUC-PR, e mais tarde realizou suas especializações na universidade da USP, em Ribeirão Preto, e também no exterior.

Dessas experiências ela se especializou nas áreas de gastroenterologia e endoscopia.

Dra. Carolina está sempre com o foco na cura eficiente de seus pacientes, visando sempre os métodos mais avançados e que garantem maior segurança e qualidade de vida a eles, unido a um tratamento humanizado se preocupando sempre com o conforto de quem chega ao seu consultório.

Deixe um comentário