![](http://srv20.teste.website/~carolgastro/wp-content/uploads/2021/05/psd_dra_carolina_cortezzi_metodos_diagn_sticosem_gastrenterologia_post_blog_04.png)
A doença celíaca é causada pelo glúten, proteína encontrada em diversos alimentos como trigo, cevada, aveia, centeio, entre outros, e em geral possui origem genética.
Portanto, o consumo de massas, pães e produtos industrializados como sopas e alimentos semiprontos podem desencadear seus sintomas e levar muito desconforto a rotina de quem sofre com essa doença.
Por se tratar de uma condição que vem ganhando repercussão nos últimos tempos, aproveitei e separei os principais sintomas e formas de tratamento neste post. Vamos conferir?
Principais sintomas
Os sintomas da doença celíaca são muito semelhantes a outras doenças do trato digestivo, que causam desconfortos abdominais como os famosos inchaços. Mas existem outros sinais que podem significar a presença dessa doença:
• Dificuldade de ganhar peso;
• Anemia;
• Diarreia;
• Obstipação (prisão de ventre);
• Fezes mal cheirosas e claras;
• Indisposição;
• Intestino irritável;
• Enxaqueca;
Identificou algum desses sintomas na sua rotina, principalmente após as refeições? Então não perca tempo e busque uma consulta com um profissional gastroenterologista para receber um acompanhamento e tratamentos adequados.
Diagnóstico
O diagnóstico é realizado por um médico gastroenterologista, que avalia desde os sintomas do paciente, até seu histórico familiar, afinal, como dito anteriormente, a doença celíaca tem como sua principal origem a genética.
Junto a avaliação clínica, poderá ser solicitado uma bateria de exames como de sangue, urina, fezes e biópsia do intestino delgado por meio de uma endoscopia digestiva alta.
Retirado o glúten da dieta do paciente, após 2 a 6 semanas, pode haver a necessidade de uma segunda biópsia do intestino delgado, a fim de confirmar o diagnóstico da doença celíaca.
Como tratar?
A doença celíaca é autoimune, portanto, não tem cura. Sendo assim, o tratamento da sua condição deve ser realizado ao longo da vida.
A principal abordagem é a interrupção no consumo de alimentos que contenham glúten em suas composições, e realizar uma substituição na dieta do paciente imediatamente, mediante acompanhamento com um especialista nutricionista.
O diagnóstico é feito quando já há deficiência nutricional apresentada pelos sintomas da doença. A partir daí, o médico pode indicar uma suplementação de nutrientes em falta no organismo em decorrência da má-absorção causada pela doença celíaca.
Não sabia nada sobre a doença celíaca e descobriu através dessa publicação? Então deixe um SIM nos comentários!
![](http://srv20.teste.website/~carolgastro/wp-content/uploads/2021/05/prancheta_7_blog_2-851x269.png)
Promova a saúde que você tanto sonha em seu aparelho digestivo com ao poder da Gastroenterologia. Estamos pertinho de você, aqui em Maringa PR.
Pré agende sua consulta preenchendo o formulário abaixo.
O que faz o médico gastroenterologista
O gastroenterologista é o médico habilitado para fazer diagnósticos e tratar doenças que atingem o aparelho digestivo. Após 6 anos na faculdade de medicina, o profissional deve participar de um programa de residência específica, com duração mínima de dois anos para se tornar um especialista na área.
O médico também deve fazer uma prova para receber o título, a qual é formulada pela Associação da especialidade médica. Apenas o profissional com título de especialista reconhecido pelo MEC pode se denominar “gastroenterologista”. Esse especialista pode atuar na área de clínica médica, realização de exames, como endoscopia e colonoscopia, e na cirurgia gastroenterológica.
Ademais, o gastroenterologista também pode ser o responsável por áreas que ainda não são consideradas especialidades médicas no Brasil, mas que são diretamente relacionadas com a gastroenterologia e precisam de um médico com formação acadêmica adicional.
Esse é o caso da endoscopia digestiva, hepatologia, nutrição parenteral e enteral.
Dra Carolina Cortezzi
A Dra. Carolina Cortezzi nasceu no dia 24 de agosto de 1974, aqui, na cidade de Curitiba.
Em 1995 se formou em medicina pela PUC-PR, e mais tarde realizou suas especializações na universidade da USP, em Ribeirão Preto, e também no exterior.
Dessas experiências ela se especializou nas áreas de gastroenterologia e endoscopia.
Dra. Carolina está sempre com o foco na cura eficiente de seus pacientes, visando sempre os métodos mais avançados e que garantem maior segurança e qualidade de vida a eles, unido a um tratamento humanizado se preocupando sempre com o conforto de quem chega ao seu consultório.