O que pode ser essa sensação de inchaço após as refeições?

O que pode ser essa sensação de inchaço após as refeições?
“O que pode ser essa sensação de inchaço após as refeições?”

Sabia que essa sensação de estufamento tão cotidiana na vida de alguns, pode ter diferentes origens?

Para você entender melhor e saber como tratar esses problemas, separei as causas mais comuns da sensação de inchaço. Vem comigo descobrir?

Excesso de gases

O excesso de gases tem relação direta com maus hábitos rotineiros na vida de uma pessoa, se relacionando desde ao que ela come, como alimentos de difícil digestão como repolho, brócolis, feijão e batata, até a ausência de prática de atividades físicas.

A forma mais comum de se combater esse excesso de gases é através da reeducação alimentar, assim como a adoção de hábitos saudáveis como atividades físicas regulares no seu dia a dia.

Intolerância alimentar

A intolerância alimentar significa que a pessoa possui algum tipo de alergia em relação a um alimento específico. A ingestão desse alimento pode provocar uma série de sintomas como dificuldade de digeri-lo, dores abdominais, náuseas e o excesso de gases.

O recomendado é procurar o gastroenterologista para ter o diagnóstico apropriado, assim como entender quais alimentos desencadeiam esses sintomas a fim de evitá-los.

Infecções intestinais

As principais causas de infecções intestinais são a presença de parasitas no trato digestivo como bactérias (H. pylori) e vermes. A presença desses invasores pode gerar desconfortos intestinais e sensação de inchaço. 

O ideal é realizar um exame completo com seu gastroenterologista, a fim de entender o que está causando a patologia e receber o tratamento adequado, junto a uma alteração em sua dieta de maneira a aliviar os sintomas estabelecido por um nutricionista.

Dispepsia

A dispepsia em si é a digestão lenta e dificultada de alguns alimentos, acarretando em diversos desconfortos intestinais. Sua origem pode estar atrelada desde a ingestão de alimentos irritantes, até fatores emocionais como ansiedade, estresse e depressão.

Entretanto, a ocorrência mais frequente da dispepsia está ligada a ação de uma bactéria chamada H. pylori . Nesses casos, além da reeducação alimentar, é preciso um acompanhamento medicamentoso estabelecido pelo médico gastroenterologista.

Câncer de estômago

Por último, mas não menos importante, o câncer de estômago. Além da sensação de inchaço, ele pode apresentar outros sintomas como diminuição de apetite, perda de peso sem causa aparente, náuseas e vômitos, e também fraqueza.

Quando diagnosticado, os principais tratamentos envolvem a quimioterapia ou radioterapia, localização do tamanho e região do tumor para uma possível retirada, assim como a necessidade de adquirir hábitos mais saudáveis para diminuir a disseminação da doença.

Dia SIM nos comentários se você já sofreu com os sintomas de algum dos problemas citados!

Promova a saúde que você tanto sonha em seu aparelho digestivo com ao poder da Gastroenterologia. Estamos pertinho de você, aqui em Maringa PR.

Pré agende sua consulta preenchendo o formulário abaixo.

O que faz o médico gastroenterologista

O gastroenterologista é o médico habilitado para fazer diagnósticos e tratar doenças que atingem o aparelho digestivo. Após 6 anos na faculdade de medicina, o profissional deve participar de um programa de residência específica, com duração mínima de dois anos para se tornar um especialista na área.

O médico também deve fazer uma prova para receber o título, a qual é formulada pela Associação da especialidade médica. Apenas o profissional com título de especialista reconhecido pelo MEC pode se denominar “gastroenterologista”. Esse especialista pode atuar na área de clínica médicarealização de exames, como endoscopia e colonoscopia, e na cirurgia gastroenterológica.

Ademais, o gastroenterologista também pode ser o responsável por áreas que ainda não são consideradas especialidades médicas no Brasil, mas que são diretamente relacionadas com a gastroenterologia e precisam de um médico com formação acadêmica adicional.

Esse é o caso da endoscopia digestiva, hepatologia, nutrição parenteral e enteral. 

Dra Carolina Cortezzi

A Dra. Carolina Cortezzi nasceu no dia 24 de agosto de 1974, aqui, na cidade de Curitiba.

Em 1995 se formou em medicina pela PUC-PR, e mais tarde realizou suas especializações na universidade da USP, em Ribeirão Preto, e também no exterior.

Dessas experiências ela se especializou nas áreas de gastroenterologia e endoscopia.

Dra. Carolina está sempre com o foco na cura eficiente de seus pacientes, visando sempre os métodos mais avançados e que garantem maior segurança e qualidade de vida a eles, unido a um tratamento humanizado se preocupando sempre com o conforto de quem chega ao seu consultório.

Deixe um comentário